😥 Por que tanta gente parece anestesiada diante da corrupção e da violência? A psicologia pode nos ajudar a entender e reagir. 😫
A Psicologia sobre nossa indiferença
Diariamente, somos bombardeados por notícias de corrupção, violência e injustiças. Mas, ao invés de reagirmos, muitas vezes seguimos a vida como se nada estivesse acontecendo. A psicologia explica isso com a existência de dois fenômenos: a fadiga da compaixão e o efeito espectador.
A fadiga da compaixão ensina sobre como a exposição constante a tragédias, sofrimentos e situações de trauma nos torna emocionalmente esgotados. O cérebro, incapaz de lidar com tanto sofrimento, passa a criar uma barreira para evitar o desgaste emocional. O outro fenômeno é o efeito espectador, onde as pessoas esperam que “alguém faça algo” e, por isso, não agem, mesmo em situações flagrantes em que alguém precisa de ajuda ou algo diferente precisa ser feito. Além disso, quando a violência e a corrupção são constantes, a sociedade passa a vê-las como normais. E nós estamos exatamente assim.
Para reverter esse cenário, é essencial consumir informações de forma consciente, entender o impacto das nossas ações e praticar o engajamento ativo, realizando ou apoiando causas e iniciativas que sejam realmente úteis, ou seja, baseadas na liberdade, em fatos, e nunca, jamais, enviesadas por narrativas ideológicas. Mas essa é a parte fácil.
O difícil e fundamental é entendermos que nossas ações devem começar a ser baseadas no nosso conjunto de valores individuais, do nosso caráter; assim pode-se evitar viver em comportamento de manada. Não é fácil, pois isso exige conhecimento de si mesmo a ponto de conseguir identificar o que está acontecendo, identificar o comportamento de manada que certamente será iniciado e, mesmo assim, ter forças para seguir o caminho contrário.
Conclusão
A apatia social não é um destino inevitável. Compreender os mecanismos psicológicos que nos levam à indiferença é o primeiro passo para resgatar nosso senso de responsabilidade e ação.
Lembre-se: “Se algo te incomoda, estude, aprenda e evolua para tornar-se parte da solução. Enquanto isso, você é parte do problema.” (Rodrigo Gomes Rodrigues)
Por IA Veritas Magnus
Leave a Reply